A Palavra

43

 

A Palavra

 

      Confidenciar é fazer com que os outros participem conosco de segredos, que o cuidado deve acompanhar. E, em se falando das coisas espirituais, a revelação é progressiva e todos os dias se comunica, pretendendo-se que o ouvinte ou leitor somente assimile aquilo que realmente suporte. As leis são elásticas. Em cada dimensão evolutiva, elas se revestem, tomando diretrizes compatíveis com cada alma ou cada povo.

 

      A prudência no falar é nota harmoniosa por demais necessária, tanto para quem transmite, quanto para quem ouve.Ser comedido na comunicação é saber filtrar as idéias e direcionar bem os pensamentos, pois através da palavra que nos fazemos entendidos e desenvolvemos o dom maravilhoso do verbo. Falar é tão sagrado como comer, estudar, vestir, amar e sorrir. É uma música partindo de nós para os outros. Devemos torna-la melodia agradável aos ouvidos dos semelhantes e às sensibilidades mais profundas das almas.

 

      Se queres ser útil nas confidências, vigia, para que os gritos não participem da tua palavra. E se ainda encontras dificuldades em condensar o que dizes e harmonizar o que falas, espera um pouco, pensa bastante no amor, desperta a alegria, mesmo que seja forçada, pois vale a pena.

 

      Às vezes a confidência bem orientada desatrela idéias que alimentamos há muito tempo, cultivando-as como certas. E a aproximação de alguém, que fala conosco, induz a razão a abrir prisma novo, para sentirmos melhor o caminho que deveremos tomar.

 

      Ao falar e escrever, devemos ter cuidados especiais nas colocações dos adjetivos, pois eles expressam nossas idéias e comunicam de vez as nossas intenções. A mente alheia é um campo imenso de emoções, onde as idéias surgem como sementes caídas em solo fecundo. E, ainda mais, costumam dar guarida às idéias exteriores, como grãos que poderão igualmente nascer, com a participação dos frutos, a quem ofereceu as sementes.

 

     Eis a responsabilidade do transmissor de notícias, daquele que fala às massas e do que confidencia ao pé do ouvido dos seus iguais. E dos escritores. A área da mente das criaturas é fermentada todos os dias, por turbilhões de estímulos, seus e dos outros, capazes de faze-los convergir para a paz, como atear fogo no seu intimo, ardendo em cadeia como se fosse um verdadeiro inferno, bem maior que o de Dante.

 

      A palavra é como lamina de navalha, que embeleza o rosto para sorrir, como pode, em mãos inábeis, fazer chorar de dor. O verbo exercido por Espírito evoluído é qual água pura oferecida ao sedento. É fonte inesgotável que a vida esqueceu de estancar, por misericórdia. Aprendamos, pois, a conversar com quem possa nos ouvir, procurando sentir suas mais profundas necessidades e tocando-as de leve, de modo que a alma se encoraje para as lutas de cada dia, de maneira que o Espírito se conforte nas conversações e as suas forças se renovem no intercambio magnético, que se processa para que não as tornemos maledicências, deturpando, assim, os bons princípios dos outros. Falar é sagrado, e falar bem é divino.

 

      Já pensaste na tua responsabilidade se, ao te aproximares de uma industria da qual vivem milhares de famílias, pelo trabalho digno de centenas de homens e mulheres e, por vingança ou brincadeira, provocares um curto-circuito nas instalações? Pois essa mesma calamidade poderá acontecer, por invigilância ou maldade da tua língua, provocando um curto-circuito psíquico na alma de quem te ouve. E a mente em perturbação põe em perigo o corpo, disseminando veneno por todos os centros de força e, em muitos casos, até atingindo dezenas ou mesmo milhares de pessoas que participam de seu convívio.

     A fala e uma sublimação do Espírito. É uma conquista que somente o tempo consagrou pela vontade de Deus. No entanto, saber falar condignamente é participação nossa. Cada som que articulamos carrega consigo o timbre daquilo que somos e voltará a nós, por justiça, com outro igual. Granjeemos amigos, confidenciando coisas. Todavia, jamais esqueçamos de convidar Jesus para participar das nossas conversações.

 

Miramez.

     

     

 

Sobre medrah0591

Sou uma pessoa simples... honesto, trabalhador, preocupado com a familia e a humanidade.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

6 respostas para A Palavra

  1. Aqui nasceu Portugal disse:

    Aquele que se analisou a si mesmo, está deveras adiantado no conhecimento dos outros Autor:  Diderot Denis  

  2. Aqui nasceu Portugal disse:

    As palavras são como armas, tanto podem dar o poder da vida,do começo e do fim, como tb o da morte.
    Texto muito reflexivo esse teu.
    Para nós foi um prazer virmos aqui conhecer teu space.
    Desejamos a tu continuação duma excelente quinta feira
     
    Abraços

  3. Lolanda disse:

    Oi,
    Já estou alojada na cidade grande!
    Por enquanto está tudo ótimo…só o calor que está demais!
    Agora não posso me queixar de solidão…são 6 pessoas no apartamento…estou achando ótimo.
    Estou com saudades das nossas conversas.
    bjs

  4. Patriolino Santos disse:

    muito obrigado por ter passado umas palavras positivas para mim, eu tava vendo o seu space, é muito ligal, valeu mesmo!!!!!!!!!!!

  5. ESTÃO FAZENDO ACEPÇÃO DE PESSOAS : disse:

    CERTO DIA UMA AMIGA, FOI A UM CONSULTÓRIO MÉDICO, ELA TINHA CERTESA QUE TINHA MARCADO A CONSULTA, PORÉM A ATENDENTE PROCUROU NO LIVRO O NOME DELA E NÃO ACHOU, E ELA DISSE CONTINUE PROCURANDO, PORQUE EU TENHO CERTESA QUE O MEU NOME CONSTA AÍ NESTE LIVRO: MAS DE NADA ADIANTOU, O NOME DELA NÃO FOI ENCONTRADO, E DIANTE DAQUELA TRISTEZA TÃO PROFUNDA, ELA ENTÃO ALI DIANTE DAQUELA ATENDENTE , E DE PACIENTES QUE AGUARDAVAM, NAQUELE LOCAL, ELA MARCOU OUTRA CONSULTA, DESTA VÊZ, PEDINDO A DEUS QUE AQUELE FATO SERIA UM EQUÍVOCO, MAS ASSIM TAMBÉM SERÁ NA VOLTA DE CRISTO, AQUELES QUE OS SEUS NOMES NÃO CONSTAREM NO LIVRO DA VIDA : TERÃO A MESMA DECEPÇÃO QUE AQUELA SENHORA ENCONTROU NAQUELE CONSULTÓRIO MÉDICO :

Deixe um comentário